Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho (ou Ocupacional) é uma especialidade, reconhecida pela Ordem dos Médicos, que procura salvaguardar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Na medicina no Trabalho à semelhança do que ocorre nas consultas comuns, avaliam-se sintomas e doenças, na tentativa de identificar precocemente fatores de risco. A principal diferença surge no foco: as consultas de Medicina do Trabalho preocupam-se, essencialmente, na prevenção e/ou deteção precoce de doenças profissionais decorrentes da exposição aos riscos profissionais.

Que tipos de consultas de Medicina do Trabalho existem?

As consultas de Medicina do Trabalho dividem-se em três tipos:

  • admissão, realizam-se antes do início das funções ou, em caso de urgência, nos 15 dias seguintes.
  • periódicas
  • ocasionais são obrigatórias após um período de baixa médica, por doença ou acidente, que se prolongue por mais de 30 dias, realizar-se a pedido do médico, a pedido do trabalhador, a pedido da entidade patronal, por mudança de função ou por alteração das condições de trabalho.

O médico do trabalho pode alterar a periodicidade das consultas, consoante o estado de saúde do trabalhador e os riscos envolvidos na sua profissão. Tendo em conta como funciona a Medicina do Trabalho, o médico do trabalho, considerando o resultado dos exames a que o trabalhador se submeteu, pode e deve instituir a cooperação necessária com o médico assistente.

Medicina no Trabalho

Importância da Medicina do Trabalho

A Promoção e Vigilância da Saúde no âmbito da Medicina do Trabalho constitui um aspeto essencial no combate à sinistralidade laboral.
Com o objetivo do aumento de produtividade vs. a diminuição do absentismo, transformando as condições de trabalho em condições socialmente dignificantes.
As empresas que não organizam os serviços de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho cometem infrações consideradas muito graves.
Após realização da consulta médica é enviada a Ficha de Aptidão. (Artigo 110º – Lei n.º 102/2009).

Que exames são solicitados nas consultas de Medicina do Trabalho?

A vigilância da saúde, nomeadamente os exames complementares de diagnóstico a realizar, deve basear-se no conhecimento das condições ou das circunstâncias em que cada trabalhador foi ou pode ser exposto a agentes ou fatores de risco profissional, assim como com as suas características particulares.

Solicite a sua proposta online!

Garanta a segurança e a saúde no seu ambiente de trabalho com os nossos serviços especializados.

Locais de Consulta

Clínicas Acção Contínua

Unidades Móveis de Saúde

Instalações de Cliente

Exames incluídos nas consultas*

Rastreio da Diabetes Mellitus

O rastreio da Diabetes Mellitus é realizado por meio da pesquisa de glicemia capilar é um procedimento simples e eficaz, utilizado para medir o nível de glicose no sangue

Rastreio de Visão

O rastreio de visão é realizado com o uso do Visioteste, um procedimento eficaz para avaliar a saúde ocular

Rastreio da Função Cárdio-Pulmonar

O rastreio da função Cárdio-Pulmonar é realizado com o uso dos seguintes exames: ECG, Espirometria, Oximetria transcutânea

Rastreio da Audição

O rastreio da audição é realizado por meio do Audiograma, um procedimento eficaz para avaliar a saúde auditiva.

Exame de Urina

O exame de urina tipo II é uma análise laboratorial que avalia diversos componentes da urina para detectar alterações na saúde.

*(a adequar à atividade, função e aconselhamento médico)

Exames complementares não incluídos:

Pesquisa de canabinóides, opiáceos e tranquilizantes

O rastreio é realizado por meio de um exame toxicológico, geralmente utilizando uma amostra de urina.

Doseamento do Colesterol e Triglicerídeos

O rastreio é realizado através de um exame de sangue, chamado perfil lipídico.

Controlo da alcoolémia

O rastreio da alcoolemia é geralmente realizado por meio de três métodos: Amostra de Sangue, Amostra de Urina e Teste Respiratório.

Hemograma

O rastreio do hemograma é feito através de um exame de sangue que avalia diversos componentes do sangue.

Hepatite A, B e C

O rastreio das hepatites A, B e C envolve a realização de exames específicos para detectar a presença de marcadores virais ou anticorpos no sangue.

Ureia

O rastreio da ureia é realizado através de um exame de sangue chamado dosagem de ureia ou teste de ureia no sangue.

Para a realização de outras análises clínicas e exames de imagem (ecografia e radiologia) possuímos protocolos com Laboratórios e Gabinetes de Radiologia.

Solicite uma Proposta

Serviços Pretendidos*